Cuidadora virtual baseada em IA do grupo detentor do Hospital de Cascais recebe distinção

A “Lola”, cuidadora virtual do grupo de saúde Ribera, entidade gestora do Hospital de Cascais, foi distinguida nos prémios Aspid, na categoria Telemedicina. O grupo foi ainda premiado por uma campanha de prevenção das doenças cardiovasculares.

Os prémios Aspid, cuja cerimónia decorreu no World Trade Center de Barcelona, têm como objetivo premiar a criatividade quer dos produtos e serviços de saúde, quer da comunicação que as empresas e instituições fazem destes.

A “Lola” foi desenvolvida em colaboração com a startup Tucuvi, e é uma tecnologia de voz e Inteligência Artificial que permite a monitorização e controlo remoto de milhares de doentes com diversas patologias em vários hospitais do grupo relacionadas com problemas respiratórios tais como a DPOC, assim como doentes paliativos, oncológicos ou não.

Esta cuidadora virtual recolhe e processa toda a informação fornecida pelo doente, e em caso de descompensação dos sinais vitais do doente ou de qualquer sinal que indicie um agravamento do seu estado de saúde, emite o respetivo alerta para que um profissional de saúde contacte aquele doente.

Nos prémios Aspid foi ainda premiada a campanha “Ritmos de Vida”, que alia saúde e música para sensibilizar para as doenças cardiovasculares e fatores de risco associados, incluindo um metrónomo arrítmico que balança ao “ritmo” do coração doente de Adrián, um doente com arritmia.

Esta campanha inclui ainda uma exposição itinerante pelos hospitais do grupo, estimando-se que esteja presente no Hospital de Cascais no início do próximo ano, composições musicais gravadas ao ritmo daquele metrónomo, jornadas de sensibilização com doentes e um website com dicas saudáveis para cuidar do coração.

Ler Mais