Cuidado com o golpe ‘Centro de Segurança do WhatsApp’: o que é e como funciona

As mensagens SMS tornaram-se a tentativa de golpe preferida dos cibercriminosos: isto porque lhe permite enviar campanhas massivas de mensagens fraudulentas mas também pela probabilidade de alguém ‘morder o isco’ e assim atingirem os seus objetivos: no caso, o controlo da sua conta de WhatsApp.

De acordo com a ‘Fundación Maldita’, citada pelo jornal espanhol ‘El Economista’, os cibercriminosos encontraram uma nova veia criminosa que está a funcionar muito bem: no caso, uma campanha em que se fazem passar pelo Centro de Segurança do Whatsapp.

O ataque está a ser muito eficaz, uma vez que a aplicação conta com milhões de utilizadores por todo o mundo – é por isso um serviço que utilizamos todos os dias e que nos preocupa se tivermos um alerta de que algo está mal.

Mas em que consiste o golpe do Centro de Segurança do WhatsApp?

Os cibercriminosos enviam um SMS que supostamente vem da “Central de Segurança do WhatsApp”, na qual alertam sobre uma anomalia na conta do utilizador: na mensagem está incluído um link que redireciona para um site fraudulento (whatsapp – ws.net) que imita a interface do WhatsApp, onde o utilizador é solicitado a iniciar uma “verificação supervisionada”.

O objetivo é vincular a conta do WhatsApp da vítima a outro dispositivo, e desta forma obter o controlo da conta e a partir daqui deixar a vítima sem acesso ao seu WhatsApp e começar a realizar outros golpes passando-se pela pessoa afetada.

Como evitar tornar-se uma vítima

Para não sermos enganados, devemos estar atentos e levar em consideração vários detalhes:

– Preste muita atenção ao link que eles compartilham antes de clicar: se não corresponder ao site oficial suspeite.
– Pense antes de agir: nunca deve compartilhar o seu código de verificação, nem com o WhatsApp, nem com a sua mãe ou companheiro.
– se não solicitou o código de verificação, não preste atenção a qualquer mensagem que receber.

Ler Mais