CUF pretende capacitar 2.500 colaboradores em atendimento inclusivo até 2028
No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado hoje, 3 de dezembro, a CUF anunciou uma parceria com a APPDA – Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo, com o objetivo de formar 2.500 colaboradores em Atendimento Inclusivo até ao final de 2028.
Esta iniciativa visa capacitar os profissionais da rede CUF para melhor atenderem as pessoas com necessidades específicas, garantindo um acolhimento mais inclusivo e adaptado.
A formação, que teve início no último trimestre de 2023, vai abranger cerca de 100 colaboradores até ao final de 2024. Nos anos seguintes, serão formados 600 colaboradores por ano, com o objetivo de atingir os 2500 profissionais capacitados até 2028. A formação destina-se principalmente aos colaboradores que têm contacto direto com os pacientes, com foco em competências para um atendimento eficiente, inclusivo e empático.
O programa de formação inclui módulos sobre os conceitos e tipologias de deficiência e necessidades especiais, estratégias de comunicação adaptativa para diferentes deficiências, como auditiva, visual, neurodivergente e motora, e aspectos legais e éticos relacionados com o atendimento inclusivo.
“Para a CUF, é muito importante que todos se sintam respeitados e valorizados independentemente das suas circunstâncias quando necessitam de cuidados de saúde. Esta parceria com a APPDA foi, para nós, um passo natural, mas também necessário para que possamos capacitar os nossos profissionais a prestar um serviço de qualidade cada vez mais personalizado e centrado nas necessidades de quem nos procura”, considera a Diretora de Cidadania Empresarial da CUF, Mariana Ribeiro Ferreira.