Cristiano Ronaldo é também ‘máquina’ de fazer dinheiro: império empresarial duplica em apenas dois anos

Cristiano Ronaldo não é só golos: a sua veia empresarial está também em destaque, com investimentos em vários setores, refere esta sexta-feira o semanário ‘Expresso’.

Na lista de investimentos do avançado internacional português está a parceria com o grupo hoteleiro Pestana, que deu origem à Pestana CR7 Lifestyle Hotels, da qual tem 50% do capital. Depois da abertura do primeiro hotel, no Funchal, em 2016, a marca já chegou a Lisboa (2016) e internacionalizou-se em 2021: Espanha (Pestana CR7 Gran Vía Madrid), Estados Unidos (Pestana CR7 Times Square, em Nova Iorque) e Marrocos (Pestana CR7 Marrakech). Paris vai receber o sexto hotel da marca, que deverá abrir em 2027 – em 2023, os hotéis tiveram uma taxa de ocupação de 73% e um preço médio de 185 euros por quarto.

Em novembro último, CR7 tornou-se o maior acionista individual (30%) da Medialivre, dona do ‘Correio da Manhã’, ‘CMTV’, revista ‘Sábado’ e ‘Record’, entre outros. O internacional português surgiu neste negócio na sequência de contactos feitos pelos quadros da Cofina Media com Miguel Marques, gestor de fortunas de famosos, entre os quais Cristiano Ronaldo, que avançou com dinheiro, mas também notoriedade e conteúdos ao grupo de media. Desde a sua entrada, a Medialivre criou o canal ‘Now’, com o objetivo de concorrer com a ‘SIC Notícias’ e ‘CNN Portugal’ – em análise está um investimento radiofónico.

“Vejo com entusiasmo os novos projetos como o ‘Now’ ou a entrada no projeto das rádios. A empresa Medialivre é essencial ao combate às fake news. Confio na equipa de gestão do grupo e não me arrependo de ter entrado neste setor”, salientou Ronaldo.

CR7 há muito que aposta no setor imobiliário: há uma década criou a empresa Ponta de Lança, focada na compra e venda de casas: começou por operar na Madeira, mas rapidamente chegou ao continente, especialmente a Lisboa – tem um ativo de quase 13 milhões de euros e é detida em partes iguais pela CR7 SA e pelo grupo Pestana. Esta parceria estende-se também ao projeto Formosa Residence, na praia Formosa, no Funchal, que deverá estar concluído em 2025 com 200 apartamentos. Mais recentemente, o avançado do Al Nassr, da Arábia Saudita, avançou com a criação da Domum Septem, com sede em Lisboa, com um ativo de cerca de 6 milhões de euros.

O desporto, naturalmente, também mereceu a atenção de Ronaldo: vai investir no projeto da Cidade do Padel, em Oeiras, em conjunto com a empresa Lusofinança, cujo principal acionista é o empresário Filipe de Botton – conta também com participações numa rede de ginásios e numa empresa de eventos. Por último, é também sócio da Insparya, empresa de transplantes capilares, numa parceria com Paulo Joaquim Silva Ramos, e detém metade do capital social da marca de águas URSU 9, água alcalina de Ávila (Espanha), numa parceria com Francisco Ferreira, do grupo Outeirinho.

Ler Mais