Crise energética: Vai comprar painéis solares para baixar a fatura da eletricidade? Este simulador diz-lhe quais são as melhores propostas de mercado

Se está a pensar instalar painéis solares, a ComparaJá.pt lançou para si um comparador gratuito para ajudar os portugueses a poupar na energia – no âmbito do compromisso com a transição energética, a plataforma que compara todos os produtos do mercado gratuitamente inaugurou um novo serviço que vai permitir que as pessoas tenham acesso às melhores propostas do mercado no que diz respeito à comercialização de painéis solares.

O ComparaJá vem inovar, uma vez mais, no mercado energético, visto que não existe uma plataforma que compare toda a oferta de painéis solares no mercado. Para além de realizar esta comparação, a plataforma vai realizar este serviço sem nenhum custo para o utilizador. Basta deixar o contacto no simulador e será contactado no próprio dia de forma a agilizar o processo de análise de mercado e viabilidade em adquirir o produto.

Tendo em conta o atual contexto de subida de preços que o mercado energético vive e que tanto tem assustado os portugueses, é “fundamental procurar soluções viáveis que ajudem a reduzir os custos de forma sustentável e eficiente”. Quem o diz é Regina Xavier, managing director de Energia no ComparaJá, que realça ainda a “relevância que este serviço acrescenta no que diz respeito ao compromisso com a transição energética”.

Para Regina Xavier a pegada ecológica é, a par com o combate à iliteracia energética, umas das principais missões do ComparaJá desde que o comparador entrou no mercado energético em Portugal e este novo vai serviço “corresponde com os nossos valores de apoio aos portugueses e com tudo aquilo que queremos representar no mercado”.

Para além disso, este é o timing ideal para adquirir um painel solar dado que o IVA destinado a este tipo de solução foi reduzido de 23% para 6% em julho deste ano conforme as normas do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

Em suma, não só os preços de eletricidade e gás estão a aumentar dia após dia como os painéis em si estão mais baratos. Segundo Regina Xavier, se optar por um painel solar “fazia todo o sentido”, atualmente é “quase uma obrigatoriedade para quem tem como prioridade a poupança e o planeta agradece”.

Tendo em conta que as principais comercializadoras de energia são também as principais comercializadoras de painéis solares em Portugal, o comparador já possuía as parcerias necessárias para as respetivas análises de mercado e para a consequente comparação de propostas existentes no mercado.

Regina confessou que a ideia passou por “aproveitar as pontes de comunicação que já existiam” de forma a “facilitar a comunicação com os parceiros e, consequentemente, a negociação com os mesmos de forma a obter as melhores propostas do mercado para os utilizadores”.

Atualmente existem 4 comercializadoras de painéis solares em Portugal (Galp, EDP, Gold Energy e Iberdrola) e o ComparaJá já apresenta valores de tarifas energéticas disponibilizados por estas comercializadoras desde março de 2020.

Um dos principais obstáculos que o mercado dos painéis solares em Portugal tem encontrado relaciona-se com o facto de este ser um produto algo complexo e de difícil análise/comparação. Desde o número de painéis à utilização (ou não) de uma bateria, passando pela necessidade de ter um telhado próprio ou de a localização geográfica da habitação em si, são muitas as questões que podem dificultar a decisão de optar por um painel. Todavia, o ComparaJá compromete-se a responder, de forma gratuita e independente a todas estas interrogações que tanto dificultam o processo.

Outro obstáculo que também tem afastado os portugueses desta questão, e apesar de a médio/prazo um painel solar compensar sempre financeiramente, tem que ver com o investimento inicial necessário para adquirir este produto. Neste sentido, o ComparaJá disponibiliza também ofertas de crédito pessoal exclusivas para fontes de energia renovável.

O comparador será, assim, a sua melhor ajuda se estiver interessado em poupar dinheiro através da aquisição de um painel solar. Pode consultar o simulador aqui.

Ler Mais