‘Crise de tosse’ do Presidente chinês gera especulações sobre o seu estado de saúde
O Presidente da China, Xi Jinping, começou a tossir durante os últimos minutos de um discurso em Shenzhen, o que suscitou especulações sobre o seu estado de saúde.
Os meios de comunicação estatais cortaram repetidamente a ‘crise de tosse’ de Xi Jinping durante a fase final do seu discurso. As câmaras cortaram os planos em que o Presidente chinês aparecia a tossir.
A especulação por parte dos críticos de Xi Jinping foi suficiente para levantar a dúvida se o Presidente chinês poderá estar infetado com o novo coronavírus.
Meios de comunicação anticomunistas e estações de televisão taiwanesas mencionaram a “tosse repetida” do líder chinês.
O discurso de Xi Jinping em Shenzhen marcou o 40º aniversário da antiga aldeia piscatória, declarada o primeiro lugar na China a permitir a livre iniciativa económica.
Pequim tem mostrado uma resposta forte à pandemia, no meio de alegações de que o país ‘encobriu’ a covid-19 na fase inicial da pandemia, levando a que a doença se espalhasse por todo o mundo.
As autoridades sanitárias chinesas afirmam ter testado 10 milhões de pessoas até quinta-feira sem detetarem mais casos positivos – uma capacidade de testagem que vai muito para além da de outros países.