Cripto “verde”: Binance Charity lança projeto NFT “amigo do ambiente”

A Binance Charity, a primeira plataforma de doação transparente potenciada por blockchain, lidera aquele que diz ser “o projeto NFT de plantação de árvores mais ambicioso até à data”, com o objetivo de plantar 10 milhões de árvores em todo o mundo.

A iniciativa, que tem o nome de “Tree Millions Alliance”, e que será lançada na próxima terça-feira, 28 de setembro, já tem 17 participantes da indústria cripto confirmados para ajudar os esforços de reflorestação e planeia ter 100 membros até 21 de março de 2022, data da celebração do Dia da Floresta da ONU.

A campanha de angariação de fundos está aberta tanto para empresas, como para indivíduos. Para cada donativo feito será emitido um certificado NFT encriptado com os dados das árvores plantadas.

O projeto usa os NFTs (tokens não-fungíveis) como ferramenta para monitorizar a forma como é gasto o dinheiro dos doadores e regista dados como a espécie das árvores, quando e onde são plantadas. À semelhança de todos os projetos da Binance Charity, 100% dos donativos serão entregues diretamente aos parceiros de execução do projeto.

“A indústria cripto é nova e está constantemente a evoluir, por isso reconhecemos o papel que ela precisa de desempenhar na proteção do planeta. ‘Tree Millions’ é apenas um passo em frente para a mitigação do nosso impacto no mundo natural; iremos continuar a inovar e a colaborar para o reduzir ainda mais”, sublinhou CZ, fundador e CEO da Binance.

A Binance Charity fez também saber que está a colaborar com o Binance NFT, um marketplace de NFTs líder mundial, para permitir que o projeto “Tree Millions” plante NFTs num “metaverse”, de forma a criar a maior floresta com plantação de árvores virtuais do mundo. Para além disso, o Binance NFT irá recrutar criadores para participarem no NFT for Good, ajudando nos esforços de angariação de fundos da Tree Millions.

Os certificados NFT produzidos para a Tree Millions pela Binance Charity irão usar Binance SmartChain, que consome menos de 1% da energia consumida pelo Bitcoin.

“O mundo natural está em crise e estamos a chamar o mundo digital para ajudar. Sabemos que as árvores são um recurso importante na batalha contra as mudanças climáticas e são uma parte essencial para manter o equilíbrio nos frágeis ecossistemas que ajudam a criar vida na Terra. É por isso que estamos a lançar Tree Millions. Acreditamos que cripto é o futuro e queremos fazer parte de um futuro verde”, comentou Helen Hai, Head da Binance Charity e NFT.

A Tree Millions Alliance representa, por isso, um passo em direção à visão partilhada pela Binance Charity e a Binance de uma indústria cripto mais “verde”. Se a rede Bitcoin consome cerca de 113,89 terawatts por hora por ano (TWh/ano) e os sistemas bancários tradicionais consomem 263,72 TWh/ano; a Binance Smart Chain consome menos de 1% desses valores.

Ler Mais