Crianças que passam uma hora no TikTok ou Instagram têm 4 vezes mais probabilidade de fumar

Um novo estudo científico revelou que crianças e adolescentes que passam muito tempo no Instagram e TikTok têm até quatro vezes mais probabilidade de fumar cigarros e usar vaporizadores. Os especialistas descobriram que quanto mais tempo os jovens passam nas redes sociais, maior é a probabilidade de adotarem esses hábitos.

O estudo, de investigadores da Escola de Saúde Pública da Imperial College London, e publicado na revista Thorax, incluiu dados de 10.808 pessoas com idades entre 10 e 25 anos no Reino Unido. A análise revelou que 0,8% dos jovens que não usam redes sociais fumam vaporizadores, comparado com 2,4% entre aqueles que as utilizam de uma a três horas por dia. Esta percentagem aumenta para 3,8% entre os que usam redes sociais de quatro a seis horas por dia e atinge 4% para aqueles que as utilizam por mais de sete horas diárias.

No que diz respeito ao tabagismo, 2% dos que disseram não usar redes sociais reportaram fumar cigarros, em comparação com 9,2% entre os que utilizam redes sociais por uma a três horas por dia. Esta percentagem sobe para 12,2% entre os que utilizam redes sociais de quatro a seis horas por dia e para 15,7% entre os que passam sete ou mais horas por dia nas redes sociais.

Os investigadores afirmam haver “provas convincentes de que as empresas de vaporizadores estão a usar as redes sociais para comercializar os seus produtos”. Acrescentaram que “as redes sociais podem estar a impulsionar o uso de cigarros e vaporizadores através de anúncios diretos e direcionados, bem como do uso de influenciadores pagos pela indústria do tabaco”.

Os investigadores também destacaram que as empresas que possuem plataformas de redes sociais têm “poder substancial” para modificar a exposição a conteúdos que promovem o fumo e o uso de vaporizadores, se assim o decidirem ou forem obrigadas a fazê-lo.

Esta descoberta surge após uma sondagem realizada no início desta semana, no Reino Unido, que mostrou que a exposição das crianças ao marketing de vaporizadores está no seu ponto mais alto de sempre, com os jovens a optarem esmagadoramente por vaporizadores ou cigarros eletrónicos com sabores de frutas, doces e sobremesas. Resultados anuais de uma pesquisa da Action on Smoking and Health (Ash) apuraram que crianças na Grã-Bretanha estão cada vez mais conscientes do marketing de vaporizadores, tanto em lojas como através de redes sociais como TikTok e YouTube.

A sondagem de 2024, que incluiu 2.587 crianças com idades entre 11 e 17 anos, revelou que 7,6% atualmente usam vaporizadores, a mesma proporção do ano passado, mas um aumento em comparação com 2,8% em 2017 e 0,8% em 2013.

Hazel Cheeseman, vice-diretora executiva da Ash, comenta sobre o novo estudo, em declarações ao Daily Mail: “Eliminar a exposição das crianças à promoção do tabaco tem sido importante para reduzir as taxas de tabagismo entre os adolescentes. Este novo estudo acrescenta evidências de que as promoções online estão a contribuir para a probabilidade de as crianças experimentarem vaporizadores.”

“Os jovens merecem ser tão bem protegidos nos espaços online quanto nos espaços físicos, e o Governo deve analisar o que pode ser feito para garantir isso”, termina a especialista.

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