Cresce número de pessoas apanhadas a conduzir sem carta: Foram mais de 30 mil nos últimos três anos

Está a aumentar o número de pessoas detidas por conduzirem sem carta de condução. Só nos últimos três anos foram mais de 37 mil.

De acordo com os dados da PSP e da GNR, cedidos ao Jornal de Notícias, até outubro, no ano passado contavam-se mais de 12 mil condutores detidos por estarem a conduzir sem habilitação legal.

Da mesma forma, estão também em subida os casos de pessoas que acabam condenadas pelo crime de crime de condução sem habilitação legal. Os números do Ministério da Justiça indicam que a 31 de dezembro de 2021 eram 477 os reclusos condenados nesse ano por conduzir sem carta. No ano seguinte, em 2022, o número disparou para 576.

Em 89% dos casos tratam-se de portugueses do sexo masculino, com 21 ou mais anos. Alain Areal, diretor-geral da Prevenção Rodoviária Portuguesa, assinala que “há pessoas reincidentes no crime, que o fazem porque não têm alternativa e não conseguem passar na prova teórica do exame de condução”, e explica que é preciso conhecer cada caso e as suas condições.

Segundo dados da Direção-Geral da Política de Justiça, em 2022 registavam-se, em 2022, 14 265 crimes por condução sem habilitação legal e 7459 automobilistas condenados em processos-crime em tribunais de primeira instância, mas a maioria ainda continua a pagar apenas multa. Ainda assim, nesse ano registou.se um ligeiro abrandamento face a 2021.