Crédito bancário: Trimestre sem alterações na oferta e procura com ‘ligeiras’ oscilações

No primeiro trimestre de 2020, os bancos portugueses revelam que a oferta de crédito a empresas e a particulares permaneceu praticamente inalterada face ao trimestre anterior.

No mesmo período, a procura de crédito aumentou ligeiramente no segmento das empresas e reduziu-se ligeiramente no segmento dos particulares, segundo os resultados do Inquérito aos bancos sobre o mercado de crédito, realizado pelo Banco de Portugal (BdP), divulgado esta terça-feira.

Para o segundo trimestre do ano, os bancos antecipam “critérios mais restritivos na concessão de empréstimos ao setor privado não financeiro, em especial no segmento dos particulares”, pode ler-se no documento.

Já no que concerne à procura de crédito, os bancos anteveem “um forte aumento da procura por parte das empresas e uma forte redução por parte dos particulares, em particular no segmento da habitação”.

Sobre a oferta, o regulador detalha que, no primeiro trimestre de 2020, os critérios de concessão de crédito e os termos e condições dos empréstimos concedidos a empresas e a particulares permaneceram, de um modo geral, praticamente inalterados face ao trimestre anterior.

“Esta estabilização foi transversal aos segmentos de crédito analisados: empréstimos a PME e a grandes empresas e a particulares para habitação e consumo e outros fins”, explica ainda.

Em matéria de procura, o BdP esclarece que, no trimestre em análise, a procura de crédito por parte das empresas, PME e grandes empresas, aumentou ligeiramente face ao trimestre anterior, designadamente nos empréstimos de longo prazo.

“Para a evolução da procura de crédito por parte das empresas terão contribuído as necessidades de financiamento de existências e de fundo de maneio”, detalha a instituição, acrescentando que, para o segundo trimestre, os bancos antecipam um forte aumento da procura de crédito por parte das empresas, transversal ao tipo de empresa e à duração do empréstimo, com destaque para os empréstimos de curto prazo.

Ler Mais





Comentários
Loading...