Crédito à habitação perto dos mil milhões de euros em janeiro

Em Portugal, os bancos emprestaram 977 milhões de euros para a compra de casa em janeiro último, de acordo com os dados divulgados, esta terça-feira, pelo Banco de Portugal (BdP). Este montante traduz-se num aumento de mais de 30% face ao financiamento para aquisição de habitação, disponibilizado em janeiro de 2019.

Nas novas operações de crédito a particulares para habitação, detalha a análise do BdP, a taxa de juro média diminuiu três pontos base para 1,07%.

Ainda sobre janeiro, o BdP adianta que foram concedidos 460 milhões, um montante abaixo dos 501 milhões registados em dezembro. Este montante, quando comparado com os 338 milhões de euros disponibilizados em janeiro de 2019, traduz um aumento na ordem dos 36%.

No que concerne a empréstimos para outros fins, o valor concedido ficou-se pelos 215 milhões de euros, quando, no mês anterior, havia atingido os 238 milhões de euros. Face aos 133 milhões registados no primeiro mês do ano passado, registou-se um crescimento de aproximadamente 62%.