Covid-19: Termina hoje apoio social aos pais com crianças até aos seis anos
Com a abertura dos jardins de infância e dos centros de actividades de tempos livres, o apoio social concedido aos pais com crianças até seis anos termina a partir desta segunda-feira, dia 1 de Junho.
A informação consta de um documento divulgado pelo Governo durante uma intervenção do primeiro-ministro, António Costa, a 30 de Abril, sobre a sobre a saída gradual do país da situação de emergência. «Tanto recebo muitos apelos para a abertura das creches, como recebo súplicas para não abrir as creches porque é um risco para as crianças. Por isso, entendemos que seria útil haver um período de transição, entre 18 de Maio e 1 de Junho, em que as creches estarão abertas e em que manteremos os apoios às famílias para que ganhem confiança em voltar a colocar as crianças nas creches», afirmou o chefe do Governo.
O mecanismo em causa, recorde-se, serve para apoiar financeiramente os pais que faltem ao trabalho para ficar em casa com os filhos. É, no entanto, um dos mais baixos que foi criado. No caso dos trabalhadores por conta de outrem, o apoio excepcional correspondente a 66% da sua remuneração base, pago em partes iguais pela Segurança Social e pelo empregador. Para independentes, o apoio corresponde a um terço dos rendimentos.
Em relação aos apoios a famílias que têm crianças em casa, dos 6 aos 12, estarão em vigor até ao fim do ano lectivo, ou seja, até 26 de Junho.