Covid-19. Sobe para 37 o número de casos positivos associados a festa em Lagos
A directora-geral da Saúde, Graça Freitas, revelou esta quarta-feira a existência de 37 casos de infecção pelo novo coronavírus em várias zonas do Algarve, associados a uma festa no concelho de Lagos.
A celebração contrariou as regras da Direcção-Geral da Saúde (DGS), recorde-se, por ter reunido várias dezenas de pessoas no salão de festas do clube desportivo da vila de Odiáxere, para uma festa de aniversário na noite de 7 de Junho. A família prometeu que seriam cumpridos os limites de lotação no espaço fechado, o que não veio a verificar-se, levando os responsáveis do salão a alertar as autoridades.
No entanto, o mais recente boletim da DGS ainda não reflecte os números. O relatório apenas dá conta de mais seis casos confirmados na região do Algarve.
O primeiro caso, associado a esta festa, foi detectado no sábado, confirmou uma fonte da Administração Regional de Saúde do Algarve à “Lusa”. Ontem, sabia-se já que estavam infectadas duas crianças, com sete e 12 anos, e duas pessoas internadas, com 39 e 27 anos.
Portugal contabiliza, pelo menos, 1.523 vítimas mortais associadas à Covid-19 e 37.672 casos confirmados de infecção, revela o último boletim da DGS.
Neste momento, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 438 mil mortos e infectou mais de oito milhões de pessoas em 196 países e territórios, revela o último balanço da agência “France-Presse”, feito a partir de dados oficiais.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.