Covid-19: «Situações estão objetivamente controladas» em Portugal, diz epidemiologista
Apesar do recente aumento de casos de Covid-19, o epidemiologista Henrique Barros, que vai participar na reunião do Infarmed esta segunda-feira, considera que a situação em Portugal está controlada.
“Temos momentos de aumentos por surtos, por aparecimentos de grupos de casos em situações particulares muito ligadas à transmissão intrafamiliar”. Neste sentido, “as situações estão objectivamente controladas”, disse em declarações à Rádio Renascença.
Ainda assim, com o novo ano lectivo prestes a arrancar, o presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) admite a possibilidade de um aumento de casos. “Se não tivermos a preocupação de estarmos em estado de alerta criam-se as condições para haver um aumento marcado da infecção”, alerta.
No que concerne à situação nos lares, o epidemiologista considera que é preciso melhorar a actuação dos profissionais nestas instituições e diz que houve quebra nos sistemas de protecção.
“É possível que as razões que fizeram com que houvesse um surto num determinado lar não são necessariamente as mesmas que estiveram presentes noutra. Há várias circunstâncias que podem levar a que haja essa quebra”, salienta.
As reuniões do Infarmed, nas quais Henrique Barros participa, vão retomar esta segunda-feira.