Covid-19: SEF detém quatro pessoas com documentos falsos nos aeroportos de Lisboa e do Porto

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) procedeu, no passado domingo, à detenção de três pessoas no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, e uma no Francisco Sá Carneiro, no Porto, que tentavam viajar na posse de documentos falsos, incluindo um teste à Covid-19, de acordo com o ‘Expresso’.

Segundo a mesma publicação, nas primeiras duas situações, em Lisboa, os cidadãos foram identificados pela força de segurança aquando do embarque num voo rumo à República da Irlanda, estando na posse de documentação que não lhes pertencia.

Por sua vez, o terceiro caso, ainda na capital, diz respeito a um cidadão que foi detido à chegada de um voo vindo da Áustria, identificando-se também com documentos falsificados.

Quanto ao episódio que aconteceu no Porto, tratava-se de um cidadão vindo de um voo de Paris-Orly, em França, que apresentava um falso comprovativo de teste à Covid-19. Depois disso, adianta o jornal, o detido foi sujeito à realização de um teste no aeroporto.

Esta situação já não é nova. Recorde-se que o SEF já identificara no Aeroporto Humberto Delgado, entre 25 de dezembro de 2020 e 1 de janeiro de 2021, um «total de 26 passageiros com documentação fraudulenta e/ou ausência de documento de viagem», segundo uma das atualizações do organismo.

Na mesma altura, «na fronteira de chegadas internacionais foram intercetadas 16 fraudes, tendo sido recusada a entrada a estes cidadãos estrangeiros». Já «na fronteira de partidas o SEF detetou 10 fraudes, procedendo à detenção dos cidadãos estrangeiros».

Ler Mais