Covid-19: PSP e GNR já passaram mais de mil multas por incumprimento das regras

As forças de segurança reforçaram a ação e capacidade de resposta para assegurar que as medidas de combate à pandemia estão a ser cumpridas. De Junho até 14 de Outubro, a PSP e a GNR já passaram 1109 multas por incumprimento de regras definidas pelo Governo, avança o Diário de Notícias (DN).

A PSP tem patrulhas de investigação criminal a fiscalizar isolamentos e a GNR reforçou o efetivo. Além das novas medidas implementadas, como a limitação dos ajuntamentos e a proibição de deslocações entre concelhos este fim-de-semana, o próprio aumento do número de casos leva a uma maior fiscalização por parte das autoridades.

As multas passadas até agora visam entidades onde podem ter surgido surtos de covid-19. Distribuem-se por todo o país, apesar de as áreas metropolitanas serem as mais visadas, indica ainda o DN. 

De acordo com dados fornecidos pelo Ministério da Administração Interna (MAIS), nestes quatro meses, as forças de segurança emitiram 504 processos de contraordenação que visaram salas de espetáculos e edifícios públicos, devido ao incumprimento de uso de máscara ou viseira.

No que toca a eventos familiares, casamentos, batizados e festas de aniversário, o MAI indica que foram multadas 209 entidades e pessoas por situações por não ter sido respeitado o limite máximo de ajuntamento.

Além disso, a PSP e a GNR multaram 350 espaços públicos, como bares, cafés, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais, por não cumprirem o distanciamento físico. E mais 46 violaram a suspensão de abertura ao público, como discotecas ou espaços onde habitualmente se dança.

A PSP deu ainda conta de que fiscaliza mais de duas mil pessoas em isolamento por dia. “Todos os dias recebemos das autoridades listagens imensas com nomes e moradas de pessoas confinadas, é normal em todo o país fiscalizarmos cerca de duas mil pessoas por dia”, disse o diretor do Departamento de Operações da PSP, superintendente Luís Elias, ao DN.

Recorde-se que as multas para quem violar as regras para conter a pandemia de covid-19 variam entre os 100 e os 500 euros para pessoas singulares. No caso das empresas, situa-se entre os 1 000 e os 5 000 euros.

Ler Mais