Covid-19: Presidente francês está isolado com febre, tosse e cansaço

O Presidente francês, Emmanuel Macron, que está infetado com o novo coronavírus e apresenta alguns sintomas, decidiu esta quinta-feira à noite deixar a sua residência oficial, o Palácio do Eliseu, e mudar-se para o pavilhão de caça de La Lanterne, anexo ao complexo de Versalhes e um dos retiros oficiais.

O Presidente francês vai agora passar os dias da quarentena nesta residência recreativa e de fim-de-semana, onde celebrou o seu 40.º aniversário e onde os reis de França realizavam festas privadas.

Macron deixou o Palácio do Eliseu com o médico-chefe da presidência, Jean-Christophe Perrochon, juntamente com alguns médicos e enfermeiros que vão estar junto sempre junto do Presidente francês, acompanhando a evolução do quadro clínico.

De acordo com fontes do Eliseu, o chefe de Estado está com alguns sintomas, nomeadamente tosse, febre e cansaço, e vai passar o período de quarentena em La Lanterne, enquanto a sua esposa, Brigitte, que testou negativo, vai acompanhar o progresso do marido por telefone e videoconferência.

De acordo com um porta-voz oficial do Palácio do Eliseu, Macron “vai continuar a trabalhar e vai assegurar as suas funções remotamente”. Macron vai permanecer em La Lanterne até que a sua equipa médica valide o fim da infeção e o regresso a um estado saudável.

Pelo menos cinco líderes da União Europeia ficaram de quarentena depois de estarem em contacto com o Presidente francês, nomeadamente o primeiro-ministro António Costa, o presidente do governo espanhol Pedro Sánchez, os chefe do governo da Bélgica, Alexander de Croo, e do Luxemburgo, Xavier Bettel, e ainda o presidente do Conselho Europeu Charles Michel. Os líderes estiveram juntos no Conselho Europeu no dia 10 e 11 deste mês, em Bruxelas.

Costa testou esta quinta-feira negativo ao novo coronavírus, exame que efetuou no âmbito da preparação da sua visita entretanto cancelada a São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau e às tropas portuguesas no Mali e República Centro Africana.

Pedro Sánchez também já estou negativo à Covid-19, mas ambos os líderes continuam em isolamento profilático, por prevenção.

Ler Mais