Covid-19: Portugal vai receber mais de um milhão de testes rápidos

Portugal vai receber 1.025.219 testes rápidos à covid-19 no âmbito de um acordo-quadro da União Europeia, de acordo com a informação avançada pelo Ministério da Saúde esta quinta-feira.

O primeiro lote de 750 mil testes de antigénio vai ser “distribuído faseadamente durante as próximas três semanas” pelas Administrações Regionais de Saúde (ARS).

Em comunicado, a tutela explica que a distribuição dos testes será feita “de acordo com as necessidades e situação epidemiológica de cada uma das ARS”, e que os 1,025 milhões de testes rápidos serão “alocados à Reserva Estratégica Nacional”.

O acordo da União Europeia prevê a compra de mais de 20 milhões de testes a ser distribuídos pelos respetivos Estados-membros, fruto dos 100 milhões de euros disponibilizados pela Comissão Europeia.

Os testes de antigénio são mais baratos do que os PCR e os resultados ficam disponíveis mais rápido. Têm sido uma estratégia usada por muitos governos para controlar os surtos de covid-19.

Estes lotes que Portugal vai receber vão ajudar a detetar e a rastrear contágios, estando em linha com o objetivo de testagem massiva delineado pelo Governo.

Ler Mais