Covid-19: Portugal já administrou quase 1,3 milhões de vacinas. Cerca de 405 mil pessoas já têm a 2.ª dose
Portugal já administrou quase 1,3 milhões de vacinas, segundo a mais recente atualização desta sexta-feira, feita pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), através da sua página de Twitter. Em concreto, foram administradas 1.280.409 vacinas, das quais 875.490 correspondem à primeira dose e 404.919 à segunda.
1 280 409 doses da vacina contra a #COVID19 já foram administradas em #Portugal, após o início do processo de vacinação. #SNS #Saúde #vacinaçãoCovid19 pic.twitter.com/6rt4V5Tstx
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) March 19, 2021
Recorde-se que ontem as autoridades de saúde anunciaram a retoma da vacinação contra a Covid-19 com a vacina da AstraZeneca a partir de segunda-feira, depois de a Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês), ter garantido que a vacina é «segura e eficaz» e que não há relação com a formação de coágulos sanguíneos.
O presidente do Infarmed, Rui Ivo, começou por revelar que os peritos fizeram uma análise da vacina que mostra que “os benefícios são superiores aos riscos” e que “não há relação clara com os coágulos sanguíneos”. De seguida o coordenador da task-force, Gouveia e Melo adiantou que “o plano foi posto em pausa, mas vai ser retomado já na segunda-feira”.
Professores vacinados no último fim de semana de março
O mesmo responsável referiu ainda, relativamente ao número de vacinas que a AstraZeneca tinha previsto para o segundo trimestre, «eram cerca de 4,4 milhões e foram reduzidas para 1,5 milhões”, disse, sublinhando que os planos “já estão adaptados par essa quantidade de vacinas”.
“Em principio para além de fazermos o arranque da vacinação, os docentes serão vacinados no fim de semana seguinte”, ou seja, a 27 e 28 de março, disse o almirante Gouveia e Melo.
Cerca de 120 mil pessoas ficaram por vacinar
Adicionalmente, Gouveia e Melo adiantou que com a pausa da vacina ficaram por vacinar cerca de 120 mil pessoas, contudo garante que essa falha será recuperada em cerca de uma semana, “como se nada estivesse acontecido”.
“Vamos recuperar rapidamente a vacinação e vacinar para além destas 120 mil pessoas. Mais uma semana e temos o plano recuperado como se não tivéssemos feito nenhuma pausa”, afirmou.
O coordenador da task-force explicou ainda que Portugal tem reservas para segundas doses. “Não temos reservas estratégicas”, explicou, acrescentando: “O que nós fazemos é: todas as vacinas que chegam são administradas imediatamente para antecipar a proteção de todos os portugueses. As reservas que temos são de segundas doses e essas nunca poderemos comprometer”, revelou.