Covid-19. Países europeus criam “app” que avisa sobre contacto com pessoas infetadas
Um grupo de especialistas europeus disse, esta quarta-feira, que em breve vai lançar uma plataforma para smartphones, que vai ajudar a identificar pessoas que entraram em contacto com outras infectadas pelo novo coronavírus, ajudando as autoridades de saúde a travar a sua propagação, de acordo com a ‘Reuters’.
A iniciativa consiste na recolha de dados através de smartphones, que mostram todas as pessoas que entraram em contacto com um paciente infectado, para que as mesmas, que se encontram em risco, possam ser contactadas e avisadas da situação.
A capacidade de identificar com maior precisão as pessoas que correm risco de infecção, pode vir a ajudar a evitar a quarentenas e isolamentos sociais de países inteiros, que causam um impacto económico bastante prejudicial nas regiões mais afectadas.
A iniciativa europeia, denominada ‘rastreio de proximidade e preservação de privacidade pan-europeu’, (PEPP-PT) teve por base a utilização bem sucedida de smartphones em alguns países asiáticos para travar a propagação do vírus e fazer cumprir as ordens de quarentena, embora os seus métodos violassem as regras de protecção de dados da União Europeia (UE).
O PEPP-PT, que reúne 130 investigadores de oito países, pretende criar uma plataforma de tecnologia licenciada até ao dia 7 de Abril, que vai servir de base para aplicações de rastreio de contactos, sendo expectável que as primeiras aplicações sejam implementadas, cerca de uma semana depois.