Covid-19: Número de novos casos globais desce 16%, diz OMS

O número de novos casos Covid reportados em todo o mundo registou uma descida de 16% na semana passada, para 2,7 milhões, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), citada pelo ‘The Guardian’.

Também o número de novas mortes registadas caiu 10% no mesmo período, para cerca de 81 mil, de acordo com a atualização epidemiológica semanal feita pelo organismo internacional, na noite de terça-feira.

Cinco das seis regiões da OMS a nível global reportaram um declínio percentual de dois dígitos do número de novos casos, com apenas o Mediterrâneo Oriental a apresentar uma redução um aumento de 7%. Assim, este indicador caiu 20% na semana passada em África e no oeste do Pacífico, 18% na Europa, 16% no continente americano e 13% no sudeste da Ásia.

O total de casos globais está agora próximo dos 110 milhões, de acordo com o rastreador da Universidade Johns Hopkins, contabilizando também 2.418.416 mortes desde o início da pandemia.

O diretor geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse na segunda-feira que o número de novos casos diminuiu pela quinta semana consecutiva, caindo quase pela metade. “Isso mostra que as medidas simples de saúde pública funcionam, mesmo na presença de variantes”, disse.

“O que importa agora é como respondemos a essa tendência. O fogo não se apagou, mas reduzimos o seu tamanho. Se pararmos de lutar em qualquer frente, ele voltará a reacender”, acrescentou o responsável na habitual conferência de imprensa, em Genebra.

Mas infelizmente nem tudo são boas notícias, isto porque a variante do coronavírus detetada pela primeira vez no Reino Unido foi reportada em 94 países na semana passada, segundo a atualização epidemiológica da OMS, o que representa um aumento de oito países. A transmissão local da variante, ao contrário dos casos importados, foi relatada em pelo menos 47 países.

A variante detetada pela primeira vez na África do Sul foi registada em 46 países, com transmissão local em pelo menos 12 dessas nações. A chamada variante brasileira foi identificada em 21 países, com transmissão local em pelo menos dois países.

Ler Mais