Covid-19. Novos casos de contágio crescem ao ritmo mais acelerado de sempre

Os casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus estão a aumentar mais rapidamente do que nunca, avança a “CNN”.

Com base numa análise à evolução da doença durante sete dias, o canal norte-americano constatou que houve mil novos casos de contágio diários. Em Abril nunca ultrapassaram esse limite, segundo uma contagem independente da Universidade John Hopkins.

No entanto, desde 21 de Maio, só existiram menos de 100 mil casos em cinco dias. Os novos casos confirmados atingiram um máximo de 130.400 no dia 3 de Junho. A “CNN” ressalva, contudo, que este aumento explica-se, em parte, pelo crescimento do número de testes realizados pelos países.

Uma análise do canal americano aos dados da John Hopkins dá ainda conta de que em muitos países, sobretudo na América do Sul, no Médio Oriente e em África, a taxa de contágio parece ainda estar a acelerar. Na Líbia, Iraque, Uganda, Moçambique e Haiti os dados mostram que o número de casos conhecidos duplica todas as semanas. No Brasil, Índia, Chile, Colômbia e África do Sul, os casos duplicam a cada duas semanas.

Por outro lado, a “CNN” constata que alguns países que ultrapassaram o seu pico inicial – como a Coreia do Sul, a Alemanha e a China – viram surgir desde então novos focos de infecções, depois de as restrições à circulação terem sido aligeiradas, o que fez soar os alarmes relativamente a segunda vaga da doença de Covid-19.

A nível global, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 391 mil mortos e infectou mais de 6,6 milhões de pessoas em 214 países e territórios, revela o canal.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Ler Mais





Comentários
Loading...