Covid-19 mata uma pessoa a cada 15 segundos
Em média, 5.900 pessoas morrem a cada 24 horas de covid-19, de acordo com cálculos da agência Reuters baseados em dados das últimas duas semanas. Isto equivale a 247 pessoas por hora, ou ainda uma pessoa a cada 15 segundos.
Nos Estados Unidos, já morreram mais de 155.000 pessoas. De acordo com Donald Trump, o surto de coronavírus está “tão sob controlo como pode estar”, disse numa entrevista ao site Axios. “Eles estão a morrer, isso é verdade”, acrescentou, “mas isso não significa que não estejamos a fazer tudo o que podemos”.
No Brasil, outro dos países com mais óbitos, Bolsonaro minimizou a gravidade da pandemia e opôs-se a medidas de confinamento, mesmo depois de o Presidente, da sua mulher e vários ministros terem testado positivo.
Inicialmente, a pandemia foi mais lenta a chegar à América Latina, que concentra quase 640 milhões de pessoas. Desde então, as autoridades têm tentado controlar a propagação do vírus, que se agrava devido à pobreza da região e às cidades densamente povoadas.
Mesmo em partes do mundo que pareciam ter travado a propagação do novo coronavírus, vários países viram aumentar o seu número de casos, sinalizando que a batalha está longe de terminar. A Austrália, por exemplo, comunicou um número recorde de novas mortes nesta quarta-feira, elevando o total do país para 247.
Japão, Hong Kong, Bolívia, Sudão, Etiópia, Bulgária, Bélgica, Uzbequistão e Israel também registaram recentemente novos recordes de casos.