Covid-19: Mais de 20 pessoas infetadas no surto de Trump

Mais de 20 pessoas que estiveram em contacto com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ou que assistiram a eventos da campanha presidencial, na semana passada, testaram positivo ao novo coronavírus, de acordo com o The New York Times.

O jornal americano fez uma reconstituição dos passos de Trump e das pessoas com que se foi cruzando nos dias em que estava infectado, sublinhando que o surto já vai para lá do círculo mais próximo do Presidente.

No total, há 23 pessoas infectadas, das quais 10 pertecem à administração Trump. As restantes são senadores, oficiais, jornalistas, entre outros.

Várias pessoas que se encontraram com o Presidente na semana passada disseram que, desde então, tinham testado negativo à covid-19. No entanto, pode levar dias para que alguém que tenha sido exposto ao novo coronavírus desenvolva sintomas ou que o teste seja positivo, pelo que um resultado negativo não descarta logo a possibilidade de infecção.

O surto estendeu-se, assim, além do círculo interno de Donald Trump, alastrando-se para pessoas que podem nem ter tido um contacto directo com o Presidente, mas que estiveram com alguém infectado pelo “surto Trump”.

Dois deputados do Gabinete de Imprensa da Casa Branca tiveram resultados positivos e três jornalistas também tiveram resultados positivos após a cobertura dos eventos na residência oficial do Presidente.

Além de reuniões regulares e conferências de imprensa na Casa Branca, Trump participou em vários grandes ajuntamentos na semana passada, incluindo o primeiro debate presidencial em Cleveland e comícios na Pensilvânia e no Minnesota. Prosseguiu com uma mesa redonda e receção em Nova Jersey na quinta-feira, depois da conselheira presidencial Hope Hicks ter testado positivo à covid-19.

Trump anunciou na última sexta-feira que ele e a Primeira-Dama, Melania Trump, estavam infectados com o novo coronavírus.

Esta terça-feira, o seu médico da Casa Branca, Sean Conley, disse que o Presidente teve uma noite repousada e que não apresentava qualquer sintoma, depois ter tido alta de um internamento de três dias.

Ler Mais





Comentários
Loading...