Covid-19: Lavar máscara à mão aumenta risco de contágio, alerta estudo
As máscaras reutilizáveis não devem ser lavadas à mão sob pena de aumentar o risco de contágio. Em vez disso, devem ser lavadas na máquina de lavar a roupa, a uma temperatura de 60ºC e com detergente em pó, de acordo com uma investigação recente divulgada no The BMJ, uma publicação sobre medicina.
Desta forma, lavar as máscaras à mão pode aumentar o risco de infecção pelo novo coronavírus, uma vez que o vírus pode permanecer neste equipamento de protecção individual mesmo após a lavagem.
A pesquisa, conduzida por Chandini Raina MacIntyre da Universidade de New South Wales, na Austrália, consiste na revisão de um outro estudo realizado em 2015, no qual foi analisada a eficácia das máscaras de tecido usadas por profissionais de saúde em hospitais do Vietname.
A equipa de investigação apurou, na altura, que a máscara continuava contaminada com o vírus mesmo depois de ser lavada à mão, enquanto as que eram higienizadas nas lavandarias dos hospitais estavam limpas, isto é, livres de agentes infecciosos.
“A higienização deve ser feita em água a pelo menos 60ºC com sabão. A lavagem à mão em água fria ou morna, que pode ter sido o caso dos profissionais de saúde no nosso primeiro estudo, é inadequada”, indica a publicação.
A pesquisa reitera a importância da lavagem diária das máscaras reutilizáveis após a sua utilização. “Uma máscara de pano bem lavada pode ser tão protectora como uma máscara médica”, lê-se ainda.