Covid-19. Já há 76 casos ligados a festa de Lagos
São já 76 os casos positivos de Covid-19 ligados à festa realizada em Lagos» no dia 7 de Junho. Foram registados mais 34 novos casos nas últimas 24 horas, avança Ana Cristina Guerreiro, delegada regional de saúde, em conferência de imprensa.
A celebração, recorde-se, contrariou as regras da Direcção-Geral da Saúde (DGS), por ter reunido várias dezenas de pessoas no salão de festas do clube desportivo da vila de Odiáxere, para uma festa de aniversário na noite de 7 de Junho. A família prometeu que seriam cumpridos os limites de lotação no espaço fechado. Estava previsto que a festa tivesse a participação de 20 pessoas, mas terá reunido mais de 100. Ao aperceberem-se da situação, os responsáveis do clube alertaram as autoridades. No entanto, a festa terá continuado numa casa particular.
O primeiro caso, associado a esta festa, foi detectado no sábado, confirmou uma fonte da Administração Regional de Saúde do Algarve à “Lusa”. Na terça-feira, sabia-se já que estavam infectadas duas crianças, com sete e 12 anos, e duas pessoas internadas, com 39 e 27 anos, e a directora-geral da Saúde, Graça Freitas, revelou ontem a a existência de 37 casos em várias zonas do Algarve, como Albufeira, Portimão e Loulé, associados a esta festa.
Já ontem, eram já «cerca de 60 os casos positivos de Covid-19 ligados à festa realizada em Lagos» no dia 7 de Junho, avançava o “Expresso” José Apolinário, coordenador regional do combate à doença no Algarve.
Portugal regista, pelo menos, 1.524 óbitos associados ao novo coronavírus e 38.089 casos confirmados de infecção, segundo o último boletim da DGS.
Neste momento, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 450 mil mortos e infectou mais de 8,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios, revela o último balanço da agência “France-Presse”, feito a partir de dados oficiais.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.