Covid-19: Itália pode antecipar recolher obrigatório para as 18 horas

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, vai anunciar esta segunda-feira novas medidas para conter a propagação da covid-19 no país. Antecipar o recolher obrigatório para as 18 horas está em cima da mesa, de acordo com o jornal italiano Il Tempo.

De modo a evitar um segundo confinamento nacional, o Governo italiano está a pensar em antecipar o recolher obrigatório para as 18 horas de todas as atividades e, nas áreas mais afetadas pela pandemia, o encerramento de bares e restaurantes. Além disso, está também a ponderar o regresso ao ensino à distância a partir do 7º ano. Há também a possibilidade de os centros comerciais e lojas de comércio tradicional encerrarem ao fim-de-semana.

De acordo com Il Tempo, durante a reunião entre o Primeiro Ministro e outros governadores surgiu uma orientação para serem implementadas medidas mais restritivas em todo o território nacional. Entre elas a interrupção da mobilidade inter-regional, exceto por razões de trabalho.

A ideia do Governo italiano continua a ser evitar a todo o custo um confinamento generalizado, identificando, em vez disso, as áreas vermelhas a ‘isolar’, tal como sugerido pelos peritos do Comité Científico Técnico com base nos níveis de risco de contágio.

Desde o início da pandemia, Itália já registou mais de 709 mil infeções e mais de 38 mil mortes por covid-19, segundo dados da Universidade Johns Hopkins. Foi o país europeu mais afetado na fase inicial da pandemia, na Primavera.