Covid-19: «Há uma pequena hipótese» de a vacina de Oxford estar pronta no Natal

A vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford em conjunto com a farmacêutica AstraZeneca pode apresentar resultados de ensaios em fase avançada antes do final do ano, mas ainda não é claro se será efetivamente lançada antes do Natal, disse esta quarta-feira o diretor do grupo de vacinas de Oxford.

“Estou otimista que possamos chegar a esse ponto antes do final deste ano”, disse à agência Reuters o investigador-chefe do ensaio, Andrew Pollard, ao apresentar os resultados. Questionado se esperava que a vacina começasse a ser aplicada antes do Natal, disse: “Há uma pequena hipótese de isso ser possível, mas não sei”, ressalvou.

De acordo com Pollard, os dados ainda têm de ser cuidadosamente revistos pelos reguladores e depois tem de ser tomada uma decisão política sobre quem deverá receber a vacina em primeiro lugar.

“Os nossos ensaios são apenas um dos muitos que estão a decorrer em todo o mundo, alguns dos quais podem relatar os seus resultados antes do final do ano e, por isso, estes passos terão de estar a acontecer para múltiplos produtos diferentes”, disse.

Espera-se que a vacina Oxford/AstraZeneca seja uma das primeiras a ser submetida para aprovação regulamentar, juntamente com a Pfizer e a candidata da BioNTech.

Uma vacina segura e eficaz pode atenuar o impacto da pandemia, que provocou a morte de mais de 1,2 milhões de pessoas e infetou mais de 47,5 milhões. Se funcionar, pode trazer alguma normalidade.

Segundo Pollard, a reguladora americana Food and Drug Administration (FDA) diz que a vacina tem de apresentar, pelo menos, 50% de eficácia.

Ler Mais





Comentários
Loading...