Covid-19: Governo avança com testagem massiva à população. «400 mil testes de 14 em 14 dias»
O Governo vai avançar em breve com um plano de testagem massiva à população portuguesa, planeando realizar «400 mil testes à Covid-19 de 14 em dias», avança a ‘Renascença’, que cita o responsável por um dos laboratórios de análises clínicas de renome, no país, Germano de Sousa.
Segundo a mesma publicação, este é o maior plano de testes à doença viral já realizado em Portugal, com o objetivo de preparar um inicio do desconfinamento. A preparação do plano já arrancou no início desta semana e deve terminar no final da mesma, sendo um trabalho conjunto do ministério da saúde, Direção Geral da Saúde (DGS) e laboratórios portugueses.
«Vamos começar neste momento a organizar uma testagem que se prevê que seja de 400 mil testes de 14 em 14 dias. É isso que está a ser organizado e estamos, a todo o momento, a lançar este plano cá para fora», explicou Germano de Sousa em declarações à estação de rádio, sublinhando que deverá ser lançado «até ao fim desta semana».
Segundo o responsável, foi necessário «pedir ajuda a uma empresa quem tem capacidades logísticas para nos ajudar nessa matéria, que já recolheu todos os dados possíveis e imaginários para organizar o plano e depois disso começamos».
Germano de Sousa reconhece que realizar 400 mil testes a cada 14 dias «é uma proporção muito grande, mas creio que é muito possível fazê-lo», refere explicando que serão testadas «todas as pessoas, mesmo aquelas que não tiveram contacto com um infetado», num plano que deve começar pelas escolas.
«Está previsto começar pelas escolas, fábricas, mas em princípio, serão as escolas as primeiras a começar a ser estudadas para estarmos prontos para quando começar o desconfinamento», que deverá ser iniciado «no final do mês», ressalva o responsável citado pela ‘Renascença’.