Covid-19. Farmacêutica AstraZeneca anuncia acordos para fornecer vacina à Europa já este ano
A farmacêutica britânica AstraZeneca estabeleceu acordos com a Alemanha, França, Itália e os Países Baixos para o fornecimento de vacinas contra a Covid-19 a partir do final de 2020, avança a agência de notícias “Reuters”.
O contrato prevê até 400 milhões de doses da vacina, desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, disse a empresa, acrescentando que pretende expandir o fabrico. «Com a nossa cadeia de abastecimento europeia prestes a iniciar a produção, esperamos disponibilizar a vacina de forma ampla e rápida», disse o director-executivo da AstraZeneca Pascal Soriot, num comunicado citado pela “Reuters”.
A fase de testes da vacina já está avançada e deverá terminar no Outono, afirmou o ministro da Saúde italiano, Roberto Speranza, numa publicação partilhada no Facebook.
Actualmente, segundo um levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde, existem cerca de 200 vacinas contra a Covid-19 em desenvolvimento em todo o mundo. Há 10 em fase de testes em humanos – quatro nos Estados Unidos, cinco na China e uma no Reino Unido – e 126 em fase pré-clínica.
Recorde-se que a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 426 mil mortos e infectou mais de 7,6 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço realizado pela agência “France-Presse”, feito a partir de dados oficiais.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.