Covid-19: Europa regista pela primeira vez 100 mil casos diários
A Europa ultrapassou pela primeira vez os 100.000 casos diários de covid-19 esta quinta-feira.
As infecções têm vindo a aumentar constantemente durante a última semana em todo o continente, enquanto os novos casos nos países mais afectados, como a Índia e o Brasil, têm mostrado sinais de abrandamento.
O epicentro do surto na Europa deslocou-se para o Reino Unido, Rússia, Espanha e França, que relataram pelo menos mais de 10.000 casos cada um nos últimos três dias.
A Europa regista, actualmente, mais de 16% do total global de casos e quase 22% das mortes a nível mundial devido ao novo coronavírus, de acordo com a agência Reuters.
Na quinta-feira, quando os casos notificados diariamente ultrapassaram a marca dos 100.000, a Europa de Leste foi a região mais afectada, com mais de 33.600 casos reportados.
Entre os dez países da região, incluindo a Ucrânia, Rússia e República Checa, oito registaram aumentos ‘recorde’ na última semana.
No Norte da Europa, o Reino Unido foi o país com o maior número de infeções. Os novos casos aumentaram mais de 2,5 vezes desde o início de Outubro, não mostrando sinais de abrandamento.
O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, avisou que o país se encontrava num “momento perigoso”. Muitas partes do norte de Inglaterra, País de Gales e Escócia introduziram restrições mais severas, para tentar travar a crescente propagação da doença.
A taxa de mortalidade do país está em forte contraste com os Estados Unidos, com 2,8%, embora os EUA tenham registado mais de quatro vezes o número total de mortes devido ao vírus.
A Itália, na região sul da Europa, registou mais de 4000 casos pela primeira vez desde Abril, quando o país foi ‘atacado’ pelo vírus. O número diário de casos no país tem vindo a aumentar constantemente desde há três meses.
O país tem o segundo maior número de óbitos do continente, com 36.083 mortes desde que o início do surto, em Fevereiro.
Em Espanha, o Governo declarou estado de emergência esta sexta-feira, para impor um confinamento parcial a Madrid. Com 850 infeções por 100.000 pessoas, a zona de Madrid tem a maior taxa de infeção da Europa.
Na Europa Ocidental, a França registou novos casos diárias acima do limiar ‘recorde’ de 18.000 por dois dias consecutivos na quinta-feira, com os hospitais a mudarem para um modo de emergência e as suas maiores cidades a encerrarem estabelecimentos para conter a propagação do vírus.
A Bélgica também impôs medidas mais rigorosas após o surgimento de novas infeções no país. Os novos casos aumentaram mais de 2,6 vezes desde o início de Outubro. A covid-19 já causou mais de 10.000 mortes no país, que tem uma população de 11 milhões de pessoas.
Na Europa, a média diária de casos desde o início de Outubro era de cerca de 78.000, contra uma média de 47.500, em Setembro.