Covid-19. «Espanha quadruplicou o limite de alto risco de infeções», alerta ministro da saúde
O ministro da Saúde espanhol, Salvador Illa, defendeu esta quinta-feira no Congresso dos Deputados a declaração do estado de emergência em Madrid durante duas semanas e alertou para a propagação rápida e “preocupante” da covid-19 no país.
“Não podemos normalizar números tão elevados de incidência acumulada. A nossa média nacional é quatro vezes superior ao limiar de infeções de alto risco. A situação é preocupante, instável e frágil. Não podemos baixar a nossa guarda”, advertiu Illa, citado pelo El País.
O ministro da Saúde espanhol apelou ainda a uma redução de 100 casos por 100.000 habitantes em Espanha “a fim de dobrar novamente a curva”.
Cuca Gamarra, do Partido Popular (PP) acusou Illa de ter imposto um estado de emergência apenas em Madrid. “A pandemia está por toda a Espanha. As medidas em Madrid são discriminatórias”.
Espanha foi o primeiro país da Europa a ultrapassar os 900 mil casos de covid-19. O Ministério da Saúde espanhol notificou esta quarta-feira mais 11.970 infeções, elevando o número global de casos para 908.056. A nível mundial, é o sétimo país com mais casos.
Desde o início da pandemia, o país reportou 33.413 óbitos por covid-19.
Em todo o mundo, já se registaram mais de 38 milhões de infecções e mais 1 milhão de óbitos.