Covid-19. Espanha aprova ensaios clínicos em humanos de vacina da J&J

A Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos de Saúde autorizou o primeiro ensaio clínico de uma vacina experimental contra a Covid-19 no país, conforme explicou esta sexta-feira o ministro da Saúde, Salvador Illa, citado pelo ‘El Pais’.

Em conferência de imprensa o responsável referiu que a vacina testada será da empresa Janssen, propriedade da multinacional americana Johnson & Johnson (J&J), e vai contra com a participação de 190 voluntários saudáveis, aos quais serão somados outros 400 na Alemanha e na Bélgica.

Os hospitais de La Paz e La Princesa de Madrid e o Santander Marqués de Valdecilla vão participar no ensaio clínico, com o recrutamento de voluntários a começar «imediatamente», assegurou Illa.

Em Espanha a comunidade científica está a trabalhar em cerca de 12 vacinas experimentais diferentes contra a Covid-19, contudo ainda nenhum desses projectos iniciou testes clínicos em humanos. As duas iniciativas mais avançadas são as lideradas pelo virologista Mariano Esteban, do Centro Nacional de Biotecnologia, em Madrid, e por Felipe García, do Hospital Clínic de Barcelona, segundo o ‘El pais’.

Em todo o mundo já existem 173 diferentes vacinas experimentais contra o novo coronavírus, sendo que 31 já estão a ser testadas em humanos, de acordo com o registo da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A Comissão Europeia anunciou negociações ou acordos preliminares com cinco fabricantes de vacinas experimentais: a britânica AstraZeneca -associada à Universidade de Oxford-, a alemã Curevac, a americana Johnson & Johnson, a americana Moderna e a aliança formada pela francesa Sanofi com a britânica GSK.

O Ministério da Saúde espanhol registou 9.658 casos acumulados, sendo que 3.781 correspondem às últimas 24 horas, um número que eleva o total de infecções no país para 429.507. Os dados mostram ainda a existência de mais 132 mortes na última semana e 25 nas últimas 24 horas.

Espanha é um dos países mais afectados no mundo pela pandemia. Com 47 milhões de habitantes, o país conta até hoje com 28.996 mortes por covid-19, o que equivale a 110 casos por cada 100 mil habitantes, uma taxa que coloca o país no pódio dos 27 países europeus com a maior taxa de contágio, e o 10º a nível mundial.

A nível global a pandemia de covid-19 já provocou mais de 832 mil mortos e infectou mais de 24,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Ler Mais