Covid-19: «É inevitável». Londres deve passar para alerta ‘elevado’ «ainda esta semana», adverte autarca
Londres deverá enfrentar restrições mais rigorosas dentro de dias, à medida que os casos de covid-19 aumentam na capital do Reino Unido.
A cidade recebeu o nível de alerta mais baixo da estratégia de confinamento local de três níveis, que está a ser introduzida em toda a Inglaterra esta semana. A classificação de risco “médio” significa que os londrinos não enfrentam, por enquanto, novas restrições.
No entanto, os líderes locais acreditam que restrições mais duras são “inevitáveis” se a propagação do vírus continuar na sua trajectória actual. O presidente da câmara municipal de Londres, Sadiq Khan, já avisou que a capital poderia passar para alerta “elevado” esta semana.
“O vírus está agora a espalhar-se muito rapidamente em todos os cantos de Londres. O número de casos está a aumentar rapidamente e todos os indicadores para os quais olhamos estão a avançar na direcção errada”, sublinhou, citado pelo Independent.
“A partir de hoje, Londres está no nível “médio” nos novos níveis de alerta do Governo. No entanto, os londrinos devem compreender que isto pode mudar muito rapidamente – potencialmente mesmo esta semana”, acrescentou.
Londres registou 78 novos casos de covid-19 por 100.000 habitantes na semana até 9 de Outubro, o último período para o qual há dados completos disponíveis.
O responsável disse esta terça-feira que a média de Londres, nos últimos sete dias, tinha subido para cerca de 90 novos casos por cada 100.000 habitantes. “O que significa, receio, que é inevitável ao longo dos próximos dias que Londres terá passado um ponto de partida para estar no segundo nível”, disse ainda.