Covid-19: Doentes com e sem sintomas são igualmente contagiosos, diz novo estudo

Um novo estudo publicado na revista médica JAMA Internal Medicine indica que as pessoas assintomáticas têm uma carga viral muito semelhante às que apresentam sintomas, pelo que são igualmente susceptíveis de transmitir a doença.

Para este estudo, a equipa de investigadores analisou 303 doentes infectados entre 6 e 26 de Março, num centro de tratamento em Cheonan, na Coreia do Sul.

Perante as conclusões da investigação, peritos de saúde dizem que os testes e o rastreio de contactos devem ser acelerados para que os assintomáticos possam ser isolados com a mesma rapidez, de modo a diminuir o risco de transmissão.

Dos 303 pacientes acompanhados, 63,7% apresentavam sintomas quando entraram no isolamento. Dos restantes 36,3% de pacientes assintomáticos, 21 desenvolveram sintomas posteriormente.

De acordo com a investigação, os sinais mais comuns de infecção incluem febre, tosse e falta de ar, mas também são referidos tremores repetidos com calafrios e perda de palato ou olfato.

Além disso, a equipa não encontrou diferenças significativas na quantidade de RNA (ácido ribonucleico) viral entre aqueles com e sem sintomas.

Ler Mais





Comentários
Loading...