Covid-19. Descoberta mutação que torna vírus mais contagioso, diz estudo

Um grupo de investigadores do Scripps Research Institute, na Flórida, acredita que o novo coronavírus sofreu uma mutação que o torna mais contagioso, revela a estação norte-americana “CNN”.

Em causa, dizem, estará uma mutação, designada D614G, que afecta a proteína do pico da SARS-CoV-2, ou seja, o canal que permite que o material genético do vírus entre nas células humanas. «Os vírus com esta mutação eram muito mais contagiosos», constatou o virologista da Scripps Research Hyeryun Choe, que ajudou a liderar o estudo.

Ainda assim, a cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Soumya Swaminathan, disse ontem, num vídeo divulgado na página oficial da OMS na rede social Twitter, que as mutações do novo coronavírus não deverão influenciar a eficácia de uma vacina.

Os investigadores vão divulgar o novo estudo na plataforma de pré-publicação bioRxiv, o que significa que o trabalho ainda não foi revisto pelos pares.

Recorde-se que a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 423 mil mortos e infectou mais de 7,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço realizado pela agência “France-Presse”, feito a partir de dados oficiais.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Ler Mais





Comentários
Loading...