Covid-19: Cientistas acreditam ter encontrado forma de impedir que o vírus infecte células humanas

Um grupo de cientistas da Universidade de Bristol, em Inglaterra, acredita ter descoberto uma forma de combater a covid-19. Segundo a equipa de investigação, poderão ser criados pequenos medicamentos anti-virais para impedir que as células humanas sejam infectadas.

Esta prática poderá eliminar o novo coronavírus antes de ganhar ‘acesso’ às células. O grupo de cientistas acredita ter encontrado uma “bolsa” susceptível de ser medicada dentro de uma proteína da SARS-CoV-2 (responsável pela doença covid-19).

As proteínas estão localizadas na superfície do vírus e são um factor-chave na infecção das células. Os cientistas também descobriram ácido linoleico (LA) dentro de uma “bolsa” da proteína. LA, um ácido sem gordura,que  desempenha um papel fundamental nos níveis de inflamação e imunidade, no entanto, não pode ser produzido pelo corpo humano.

Imre Berger, um dos autores do estudo publicado na revista científica Science, afirmou: “A nossa descoberta fornece a primeira ligação directa entre LA, manifestações patológicas da covid-19 e o próprio vírus”. “A questão agora é como ‘virar’ este novo conhecimento contra o próprio vírus e derrotar a pandemia”, acrescentou.

“Portanto, aqui temos LA, uma molécula que está no centro daquelas funções que se confundem em doentes com covid-19, com consequências terríveis. E o vírus, segundo os nossos dados, agarra-se exactamente a esta molécula, desarmando muitas das defesas do corpo”, explicou ainda o investigador.

A descoberta foi feita utilizando uma estrutura 3D da proteína SARS-CoV-2.

Ler Mais





Comentários
Loading...