Covid-19: Centro Europeu pede a países que se preparem para campanha de vacinação em massa

O Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC, na sigla em inglês) pede aos países que comecem a  preparar uma campanha de “vacinação em massa” para quando forem disponibilizadas as vacinas contra o novo coronavírus.

“É preciso preparar e treinar recursos humanos dedicados a uma campanha de vacinação em massa”, indica o ECDC num relatório feito para ajudar os países a planearem o processo de administração de uma vacina que se espera que chegue em breve.

O ECDC indica que são precisos profissionais de saúde, mas também logística, comunicação e gestão para que a campanha de vacinação funcione bem.

Ainda não foi aprovada nenhuma vacina na Europa contra a covid-19, no entanto, quando esse momento chegar a agência europeia para a saúde pública refere que deve haver uma “monitorização ativa e passiva de eventos adversos após a imunização”, “dados robustos e oportunos de cobertura de vacinação” e “monitorização da aceitabilidade da vacina e pesquisa comportamental.

Uma vez que as doses não vão abranger logo toda a população, numa fase inicial, o ECDC sublinha ainda a importância de garantir um “acesso ético e equitativo à vacinação”. Deve, por isso, ser distribuída a alguns grupos, como pessoas dos grupos de risco, trabalhadores de setores essenciais e grupos mais vulneráveis, tendo em conta a idade e as doenças pré-existentes.

O documento fornece uma visão geral dos principais aspetos relacionados às fases iniciais após a introdução de uma ou mais vacinas contra a covid-19 na União Europeia e no Espaço Económico Europeu e no Reino Unido (Reino Unido).

Ler Mais