Covid-19: Casos mais do que triplicam na semana seguinte à Jornada Mundial da Juventude

Na semana passada, que se seguiu à realização da Jornada Mundial da juventude (JMJ) em Lisboa, os casos diários de Covid-19 dispararam para mais do triplo: de 126, no domingo, dia 6 de agosto, para 442, no dia 10.

O balanço do Ministério da Saúde dá conta de que, a partir de dia 11 de agosto, regista-se uma tendência de queda no número de novos casos, especialmente a partir de sábado: passando de 415 para 236 casos de Covid-19.

Já este domingo, dia 13, o balanço das autoridades de saúde dá conta de 196 novos casos de infeção.

Ao Público, o pneumologista Filipe Froes adianta que este aumento de número de casos diários da doença pode estar relacionado com o aparecimento da variante EG.5, já designada ‘ de interesse’ pela OMS, associada à vinda de mais de um milhão de pessoas à Portugal, reunidas em grandes aglomerados durante as cerimónias da JMJ.

Esta nova linhagem da Covid-19, recorde-se foi detetada em fevereiro e em Portugal começou a circular em meados de julho. A OMS já alertou para a possibilidade de esta variante se tornar a dominante, já que tem “características que permitem escapar a anticorpos” e está em “vantagem de crescimento”.

Apesar do aumento da prevalência da variante EG.5, não foi reportada qualquer mudança à gravidade da doença causada, pelo que o risco para a saúde global que a representa, para já, é baixo.

Ler Mais