Covid-19: Bruxelas conclui negociações com a Moderna para comprar mais 80 milhões de vacinas

A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira a conclusão das negociações com a farmacêutica norte-americana, Moderna, para adquirir mais 80 milhões de doses de uma vacina contra a Covid-19, de acordo com um comunicado do organismo.

«A Comissão Europeia concluiu hoje negociações exploratórias com a Moderna para adquirir uma potencial vacina contra a Covid-19. A Moderna é a quinta empresa com a qual a Comissão concluiu negociações, após a Sanofi-GSK a 31 de Julho, a Johnson & Johnson a 13 de Agosto, a CureVac a 18 de Agosto, para além da assinatura de um acordo de compra antecipada com a AstraZeneca a 14 de Agosto», pode ler-se no comunicado emitido pelo órgão europeu.

Segundo a nota divulgada, «o contrato com a Moderna prevê a possibilidade de todos os Estados-Membros da UE adquirirem a vacina, bem como de a doar a países de baixos e médios rendimentos. Prevê-se que a Comissão tenha um quadro contratual em vigor para a compra inicial de 80 milhões de doses em nome de todos os Estados-Membros da UE, para além de uma opção de compra de mais 80 milhões de doses, a serem distribuídas assim que a vacina for comprovada como segura e eficaz contra a Covid-19».

A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também já divulgou o progresso alcançado através da sua conta de Twitter.

«Após intensas negociações, a Comissão Europeia concluiu agora as negociações com uma quinta empresa farmacêutica, para permitir o acesso rápido a uma vacina contra o coronavírus para os europeus. Investimos em empresas que utilizam tecnologias diversas, para aumentar as nossas probabilidades de obter vacinas seguras e eficazes», afirmou a presidente do executivo europeu.

Von der Leyen acrescenta ainda: «Continuamos em negociações com outras empresas, pois queremos ter certeza de que as vacinas estão rapidamente disponíveis no mercado. Os investimentos europeus em vacinas contra o coronavírus vão beneficiar o mundo inteiro e ajudar-nos a combater este vírus».

Por sua vez, Stella Kyriakides, Comissária para a Saúde e Segurança Alimentar, disse: «Os resultados de hoje, após as negociações com a Moderna, mostram que cumprimos o nosso compromisso de obter uma vacina segura e eficaz. Estou satisfeita por ver que continuamos a cumprir a nossa meta de ter um portefólio diversificado de vacinas».

Ler Mais