Covid-19: ASAE já fiscalizou 300 operadores económicos e instaurou 16 processos de contraordenação

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) está a fiscalizar desde esta terça-feira espaços de restauração e de bebidas em todo o país. Até agora foram fiscalizados 300 operadores económicos e levantados 16 processos de contraordenação, confirmou fonte da ASAE à Executive Digest.

A ação de fiscalização envolve dezenas de inspetores, que usam o colete identificativo da ASAE, e está a decorrer no âmbito da pandemia. O objetivo é verificar as medidas de controlo e planos de contingência, implementadas em cada espaço comercial.

Nomeadamente, verificar “as regras de higiene, distanciamento, cumprimento por parte dos operadores económicos nos grandes centros onde possa haver uma maior concentração de utentes”, disse o inspetor-geral da ASAE, Pedro Portugal Gaspar, em declarações à SIC.

“Globalmente, pode-se dizer que há um cumprimento bastante aceitável face também à novidade da matéria”, acrescentou o inspetor-geral da ASAE, em jeito de balanço.

A operação, que está a ser feita em todo o país, vai prolongar-se durante a semana. Há mais de 40 equipas no terreno, a nível nacional, informou ainda Pedro Portugal Gaspar.