Covid-19: Alemanha quer proibir férias no estrangeiro para travar progressão da pandemia

O governo alemão está a estudar a possibilidade de impedir temporariamente os alemães de irem de férias ao estrangeiro, a fim de travar a propagação do novo coronavírus no país.

O porta-voz da chanceler Angela Merkel, Ulrike Demmer, confirmou esta quarta-feira aos jornalistas que os ministros estão a considerar a forma como a medida pode ser implementada, relata o Financial Times.

As autoridades alemãs têm ficado mais alarmadas com o grande número de cidadãos nacionais que viajam para Maiorca, em Espanha, um dos destinos estrangeiros mais populares para os turistas alemães.

A ilha foi recentemente retirada da lista ‘vermelha’ da Alemanha, o que significa que os turistas alemães não têm de cumprir quarentena quando regressarem a casa, depois de abandonarem o território espanhol, e têm, por isso, mais facilidade em viajar.

A taxa de incidência de infeções em Maiorca por 100.000 pessoas durante sete dias é inferior a 50, em comparação com 108,1 na Alemanha.

Apesar desta intenção do governo alemão, ainda não é claro como é que as autoridades podem legalmente proibir as pessoas de passarem férias no estrangeiro.

Em dezembro, o governo alemão proibiu as viagens do Reino Unido e da África do Sul, para impedir a propagação de novas estirpes mais contagiosas. Mas, agora, pode revelar-se mais complicado proibir as pessoas de viajarem para qualquer destino no estrangeiro.

Ler Mais