Covid-19. 80% das camas para internamento nos hospitais de Lisboa e Vale do Tejo já estão ocupadas

Em Lisboa e Vale do Tejo (LVT) 420 das 517 camas para internamento em enfermarias dedicadas a ‘doentes covid’ já estavam ocupadas esta terça-feira, o que significa que 81% da capacidade de internamentos já está esgotada, informou a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) em comunicado, esta quinta-feira.

As unidades de cuidados intensivos (UCI) apresentam uma ocupação de dois terços – 64 das 97 camas já estão alocadas.

No entanto, ainda estamos no primeiro de três níveis do plano de contingência da região para resposta à pandemia.

Assim, no terceiro cenário a capacidade é maior. No total, a região dispõe de 917 camas em enfermarias para doentes com covid-19 e 185 camas em UCI, adiantou também a ARSLVT em comunicado.

E o número total de camas para todo o tipo de doentes, na região de Lisboa e Vale do Tejo, é de 6330 em enfermarias e 301 em unidades de cuidados intensivos.

Uma vez que o número de casos de covid-19 continua a aumentar significativamente, a ARSLVT criou um novo modelo de gestão de camas, que passam a ser organizadas em rede. No entanto, isto dificulta a transferência de doentes entre os hospitais.

Em comunicado de imprensa, a entidade revelou ainda que foram constituídas duas equipas para o novo modelo de gestão centralizada de camas hospitalares: o Grupo Regional de Gestão Centralizada (GRGC) e o Núcleo de Apoio à Decisão. Começaram a trabalhar esta semana.

Ler Mais