Costuma usar o homebanking? Então, estas dicas são para si
O Banco de Portugal, no âmbito das comemorações do Mês Europeu da Cibersegurança, partilha com os clientes bancários, ao longo do mês de outubro, algumas dicas sobre como podem aceder em segurança a produtos e serviços bancários através do computador, do tablet e do telemóvel.
Esta semana, o regulador lembra alguns cuidados a ter no acesso à conta bancária através da internet.
Antes de aceder ao homebanking
1. Proteja o seu equipamento e as ligações de internet
Não permita que sites ou aplicações com informação confidencial se iniciem automaticamente, sem ser necessário fazer o login.
Mantenha atualizados o sistema operativo e os programas de antivírus e anti-spyware em todos os seus equipamentos.
2. Digite sempre o endereço eletrónico do seu homebanking
Não aceda ao homebanking através de uma hiperligação (link) de um e-mail, de endereços gravados nos “Favoritos” ou no “Histórico” ou de resultados de pesquisa em motores de busca.
Verifique se o endereço que digitou é o endereço oficial da entidade.
Quando acede ao homebanking
3. Verifique a segurança do site do seu banco
Confirme que o endereço do site começa por “https” e que aparece um cadeado fechado no final do endereço ou na barra inferior da janela.
Carregue em cima do cadeado e verifique se a ligação é segura.
4. Proteja os seus dados de acesso
Não divulgue as suas palavras-passe a terceiros.
Nunca use para acesso ao homebaking a mesma palavra-passe que utiliza para desbloquear o equipamento ou para ligações que requerem menor segurança.
Garanta que insere a palavras-passe de acesso ao homebanking e outros elementos de autenticação em locais reservados e que não está a ser observado.
Não grave as passwords no navegador para evitar a sua exposição.
Depois de aceder ao homebanking
5. Termine a sessão
Termine a sessão, clicando nos ícones existentes para o efeito, e saia da página do banco.
Confirme que é necessário fazer login para aceder novamente.
6. Mantenha-se vigilante
Consulte periodicamente os movimentos da sua conta.
Verifique a data e a hora do último acesso ao homebanking.
Ative alertas de transferências e de débitos ou outros mecanismos de segurança que o seu banco possa disponibilizar.
Se receber algum e-mail ou SMS suspeito, alegadamente do seu banco, informe-se da sua autenticidade pelos contactos oficiais do banco.