Costuma enviar SMS enquanto anda? É mais perigoso do que ouvir música
Enviar mensagens de texto enquanto se anda não só pode ser aborrecido para quem está à volta como também perigoso. Um estudo realizado pela Universidade de Calgary, no Canadá, sugere que enviar SMS é mais perigoso do que ouvir música ou falar ao telefone – ou seja, a probabilidade de causar um acidente é maior.
Reportado pela CNN, o estudo tem por base centenas de percalços com peões, uns mais perigosos do que outros. Foram considerados encontrões, mas também situações de desleixo na verificação do perímetro na altura de passar a rua (não olhar para a esquerda e para a direita).
Falar ao telefone, por seu turno, resulta apenas, na maioria dos casos, num aumento do tempo necessário para atravessar a passadeira. Ouvir música representa um risco ainda menor, não se tendo verificado um impacto significativo na segurança dos peões.
«Dada a ubiquidade dos smartphones, redes sociais, aplicações, vídeo digital e streaming de música, que se infiltraram na maioria dos aspectos do dia-a-dia, andar de forma distraída e atravessar a rua serão problemas de segurança rodoviária no futuro», afirmam os investigadores.
A nível global, morrem, todos os dias, cerca de 270 mil peões, o equivalente a aproximadamente um quinto de todas as mortes rodoviárias. No entanto, a informação disponível ainda não é suficiente para tentar minimizar o problema: os autores do estudo admitem que é preciso descobrir, por exemplo, se são as crianças e os adolescentes os mais distraídos, ou por outro lado, os mais velhos.