Costuma clicar em ‘Permitir Notificações’ em alguns sites? Saiba que isso pode destruir o seu navegador
É cada vez mais comum estarmos a navegar numa página e aparecer um popup a dizer “Permitir Notificações”. Parece que clicar nesta janela pode ser um ato inofensivo, no entanto, esta ação pode ser um desastre para o seu navegador.
De acordo com Jason Adler, especialista da Repocket, “a comodidade das atualizações instantâneas tem um custo, e já é altura dos utilizadores perceberem os riscos potenciais a que expõem os seus navegadores.”
O especialista explica que permitir notificações dá aos sites permissão para enviar atualizações diretamente para o seu navegador, mesmo quando não está a usar ativamente o site.
“Isto abre a porta para que atores mal-intencionados explorem vulnerabilidades no sistema de notificação. Os cibercriminosos podem usar este canal para distribuir malware, tentativas de phishing ou outros conteúdos maliciosos, colocando em risco o seu navegador e os seus dados pessoais”, sublinha.
É, assim, importante perceber que os navegadores são sistemas complexos com vários componentes, e permitir notificações introduz uma camada adicional de potenciais vulnerabilidades.
Que consequências pode ter? Um estudo realizado pela Kaspersky descobriu que os atores mal-intencionados usam frequentemente notificações push para ataques de phishing, resultando em sistemas comprometidos e roubo de informações pessoais.
“Os utilizadores devem abordar o pedido ‘Permitir Notificações’ com a mesma precaução que teriam com um email suspeito ou um link desconhecido”, aconselha. Os utilizadores devem ser proativos na gestão das suas configurações de notificação, permitindo apenas alertas de fontes confiáveis e desativando notificações para sites desnecessários”, destaca o especialista.