Costa: TAP está em consultas com a Direção-Geral da Concorrência da UE para formalizar medidas de auxílio do Estado
O primeiro-ministro, António Costa, assegurou esta quarta-feira, no debate quinzenal, que o Governo tem estado a trabalhar com o Conselho de Administração da TAP, que «está, neste momento. em consultas prévias com a Direção-Geral da concorrência da União Europeia para a formalização das medidas de auxílio de Estado».
«O Governo readquiriu em finais de 2015 parte das participações da TAP para ter intervenção na estratégia da TAP. Não da gestão do dia-a-dia», atirou Costa.
O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, disse também esta quarta-feira que o novo plano de retoma da actividade da companhia aérea está a ser trabalhado. Para tal, decorrem já reuniões com diversas entidades, associações empresariais e autarcas para que, «obviamente a TAP dê resposta às necessidades nacionais».
Quanto à injecção de capital que a companhia área vai necessitar, escusou-se a detalhar o valor, mas avisou: «O nível de necessidade da TAP é grande».
A TAP, recorde-se, é detida em 50% pelo Estado, através da Parpública, em 45% pelo consórcio privado Atlantic Gateway e em 5% pelos trabalhadores.
*Notícia actualizada às 15:42