Costa dos Estados Unidos está a afundar: mapas da NASA apontam para dezenas de milhões de pessoas em risco

A Costa Leste dos EUA tem o futuro ameaçado não só pela subida do nível do mar, mas também pelo afundamento da própria terra, informou esta quinta-feira a revista ‘Newsweek’.

Uma equipa de cientistas do Laboratório de Observação e Inovação da Terra da Virginia Tech, financiada pela NASA, descobriu que o problema geográfico está “a acontecer com rapidez suficiente para ameaçar a infraestrutura, as terras agrícolas e as zonas húmidas das quais dependem dezenas de milhões de pessoas ao longo da costa”, salientou a NASA.

Os cientistas analisaram dados de satélite e sensores GPS para monitorizar o movimento da costa e descobriram que grandes cidades como Nova York, Baltimore e Norfolk, na Virgínia, foram construídas em terrenos que se afundaram entre os anos de 2007 e 2020 – em média, 1 a 2 milímetros por ano, mas alguns condados de Delaware, Maryland, Carolina do Sul e Geórgia viram as suas terras afundarem duas ou três vezes mais rápido.

“Analisámos dados de radar de satélite para avaliar como a subsidência de terras aumenta a vulnerabilidade de comunidades, propriedades e infraestrutura aos perigos costeiros. As nossas principais descobertas mostram que entre 2 e 74 mil quilómetros quadrados de área terrestre, onde vivem 1,2 a 14 milhões de pessoas e 476 mil a 6,3 milhões de propriedades, estão a afundar-se a uma taxa de 1 a 2 milímetros por ano”, apontou Leonard Ohenhen, um dos autores do estudo.

“Este afundamento de terras afeta mais de metade da infraestrutura de várias grandes cidades, colocando-as num risco acrescido de inundações e outros perigos costeiros”, salientou.

Este afundamento poderá exacerbar os efeitos da subida do nível do mar, que se estima ultrapassar 30 centímetros na maior parte das costas dos EUA até 2050, e levar ao aumento dos níveis de inundações causadas pelas marés e a danos em habitações e infraestruturas.

Charleston, na Carolina do Sul, é uma das cidades que mais afunda, a uma taxa de cerca de 4 mm a cada ano. Este afundamento, agravado pela subida do nível do mar, poderá ser catastrófico para a cidade, grande parte da qual já se encontra a menos de 3 metros acima do nível do mar.

Ler Mais