Costa assinala reabertura do pré-escolar no Twitter: «É muito importante voltar a ter estes estabelecimentos a funcionar»

O primeiro-ministro assinalou esta segunda-feira, 1 de Junho, o Dia da Criança, regozijando-se pela reabertura dos jardins de infância.

«No dia em que celebramos mais um Dia da Criança, regressamos ao convívio nos estabelecimentos do pré-escolar. Há quinze dias reabrimos as creches, demonstrando que, com confiança e seguindo as orientações da @DGSaude, poderíamos voltar a ter as nossas crianças nestes equipamentos», escreveu António Costa na sua conta pessoal na rede social Twitter.

O chefe do Governo acrescentou: «É muito importante voltar a ter estes estabelecimentos a funcionar e, por isso, deixo uma palavra de agradecimento a todos os profissionais que, diariamente, cuidam das nossas crianças».

«Para todas as famílias e para todas as crianças desejo de um Dia muito feliz! #DiaDaCriança», rematou.

Os mais novos, recorde-se, poderão regressar aos estabelecimentos do pré-escolar nesta segunda-feira, mas com regras específicas: as crianças devem ser organizadas em pequenos grupos, não podem levar brinquedos de casas e têm de trocar de sapatos quando chegam, por exemplo.

Todavia, um levantamento feito pela Federação Nacional de Professores junto dos agrupamentos escolares aponta para que apenas metade das crianças, entre os três e os cinco anos, inscritas no pré-escolar regressará hoje às suas escolas, na abertura dos jardins-de-infância, revela o “Público”.

Com a abertura dos jardins de infância e dos centros de actividades de tempos livres, o apoio social concedido aos pais com crianças até seis anos termina. Já os apoios a famílias que têm crianças em casa, dos 6 aos 12, estarão em vigor até ao fim do ano lectivo, ou seja, até 26 de Junho.

Portugal regista, pelo menos, 1.410 vítimas mortais associadas à Covid-19 e 32.500 casos confirmados de infecção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde.

A 3 de Maio, Portugal entrou em situação de calamidade devido à pandemia, prolongada até 14 de Junho, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de Março.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias “France-Presse”, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 370 mil mortos e infectou mais de seis milhões de pessoas em 196 países e territórios.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Ler Mais





Comentários
Loading...