Corticeira Amorim faz protocolo com escola de design dos EUA para descobrir novas funcionalidades e aplicações da cortiça

A Corticeira Amorim e a Parsons School of Design celebraram um protocolo de colaboração que permitirá aos estudantes conhecerem os benefícios, qualidades e caraterísticas da cortiça como material para conceção e  desenvolvimento das suas propostas criativas nos domínios do design industrial, arquitetura, artes e design de interiores, e atividades congéneres.

A Parsons School of Design, uma das mais conceituadas escolas de design à escala global, dará assim enfoque à pesquisa, ao ensaio, à investigação, à experimentação e ao hands-on making por forma a descobrir novas funcionalidades e aplicações do material.

A primeira ação no âmbito deste acordo é a realização da primeira edição do curso “The Thick Skin: Cork as Material for Design New Futures”, liderada por Daniel Michalik, designer e professor assistente de produto e design industrial, que terá a duração de um semestre.

O curso inclui também uma semana imersiva de aprendizagem em Portugal na “i.cork factory”, fábrica de inovação da Amorim Cork Composites (ACC), unidade de negócio da Corticeira Amorim que desenvolve produtos, soluções e aplicações para algumas das indústrias mais sofisticadas do mundo.

Ao longo do curso, os estudantes deverão apreender, assimilar e envolver os métodos de transformação da cortiça, expandir a sua compreensão de como são atualmente extraídas as matérias-primas naturais, propor práticas circulares para equilibrar o uso de materiais com os ciclos naturais de crescimento, desenvolver processos de design integradores da sabedoria ancestral quanto à regeneração de matérias-primas e criar protótipos de produtos numa variedade de escalas a partir da perspetiva dos recursos, restrições e imitações de materiais específicos, explica a corticeira.

Esta iniciativa enquadra-se na estratégia da Corticeira Amorim em “disseminar pelo mundo as propriedades inigualáveis da cortiça como resposta a muitos dos desafios hoje colocados ao Planeta, à Humanidade, às sociedades contemporâneas”.

António Rios Amorim, presidente e CEO da Corticeira Amorim, considera que não há “melhor forma de contaminar positivamente os cidadãos senão consolidando esse trabalho junto dos arquitetos, designers e curadores de amanhã? Aqueles que desenharão as cidades inteligentes, os edifícios verdes, os produtos de design, etc.”

Por sua vez, o reitor da School of Constructed Environments da Parsons School of Design, David J. Lewis, diz-se “entusiasmado por colaborar com a Corticeira Amorim neste curso inovador que desafia os nossos alunos a repensar o que sabem sobre a cortiça, irá inspirá-los a criar peças únicas e aprofundará a sua educação em regeneração e circularidade”.

Ler Mais